Maior live coletiva da música brasileira é neste sábado; veja artistas e horários

Por André Medeiros
28/05/2020

O presidente da União Brasileira de Compositores, Marcelo Castello Branco

Será realizado neste final de semana a maior live coletiva da música brasileira, o Festival 24h Juntos Pela Música, que reunirá nomes consagrados no cenário nacional e artistas da nova geração que vêm se tornando influência e deixando suas marcas nas rádios, redes sociais e streamings.

Farão parte da live, que vai durar 24 horas na conta oficial da União Brasileira de Compositores, grandes nomes da música, como Paula Fernandes, Ferrugem, Sandra de Sá, Maria Rita, Kell Smith e mais.

Iniciativa da UBC, a União Brasileira de Compositores, o festival tem como foco principal a arrecadação de recursos para artistas afetados drasticamente pela crise causada pela Covid-19 no país. Em entrevista ao Vírgula, o presidente da UBC, Marcelo Castello Branco, reiterou a necessidade de se olhar para aqueles que não têm fundos suficientes para sobreviver.

“Nós começamos a identificar o que viria a acontecer no Brasil bem antes da crise estourar. Assim, resolvemos tomar medidas coletivas e conseguimos antecipar receitas que seriam distribuídas mais para frente”, disse Marcelo.

O presidente explicou que a UBC já tem uma característica de ajuda a compositores mais velhos, e que também já tinha um fundo guardado para ajuda aos artistas. “Às vezes você vê a carreira de certo músico explodir com uma música e depois ele talvez precise de receita para continuar com o seu trabalho. Assim podemos sempre auxiliar”.

O órgão conta com a ajuda e parceria do Spotify para a arrecadação de fundos através do festival e da iniciativa. “Nós vimos a iniciativa do Spotify, que era global. Então resolvi entrar em contato para uma parceria no Brasil. O legal é que o Spotify dobra a doação. Ou seja, cada dólar doado se transforma em 2 dólares pelo Spotify”, falou Marcelo. Até o momento, o fundo conta com quase R$ 1,3 milhão.

A iniciativa vai muito além da arrecadação de fundos, segundo o presidente da UBC. “A categoria [da música] está fazendo o papel dela, doando a sua arte, levando o entretenimento ao público. As pessoas precisam se sentir acolhidas também neste momento difícil, e a música e os artistas são capazes de levar isso”.

Como e quem pode receber o fundo dos compositores

De acordo com Marcelo Castello Branco, para receber a ajuda da União Brasileira dos Compositores é necessário obedecer a alguns critérios que podem ser lidos no site da própria UBC. “As condições de recebimento obedecem a algumas coisas. Por exemplo, o artista precisa ser sócio da UBC há pelo menos 1 ano”.

O presidente diz que inicialmente a União Brasileira dos Compositores vai privilegiar quem já faz parte do órgão. Mas caso a UNB consiga atender à toda demanda, a ideia é expandir a ajuda para mais compositores.

Lineup do Festival 24h Juntos Pela Música

30 de maio
12h – Atitude 67
13h – Maria Rita
15h – Kell Smith
16h – Thales Roberto
17h – Di Ferrero
18h – Sá
19h – Zé Ricardo
20h – Agnes Nunes
21h – Paula Fernandes
22h – Bruno Martini
23h – Blancah
31 de maio
00h – Sandra de Sá
01h – Romero Ferro
02h – Canto Cego
03h – Mulamba
04h – Marcelo Falcão
05h – Rogê
06h – Pierre Aderne
07h – Padre Joãozinho
08h – Bia Ferreira
09h – Fernanda Takai & John Ulhoa
10h – Xênia França
11h – Xamã
12h- Ferrugem

você tem que ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *