Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos

A fotógrafa britânica Leah Pattem (do blog Madrid No Frills) tem documentado os tradicionais bares e cafés de Madri, Espanha, nos últimos dois anos. Agora, com mais de cem fotos de fachadas de bar, sua série, intitulada 100 Bares Sem Frescuras de Madri, captura o charme único de cada local adorado antes de fechar suas persianas para sempre.

“Esses bares são especiais porque sustentam as comunidades locais”, disse Pattem. “Mas, devido a uma combinação de preços cada vez mais baixos e altos preços de aluguel, esses bares estão fechando”, lamentou.

A gentrificação é um problema para muitas cidades, mas a metrópole de Madri está mudando mais rápido do que nunca. Os pequenos bares de gerência familiar da cidade podem ser encontrados em quase todas as esquinas e são uma parte fundamental da cultura local há muitos anos. No entanto, hoje eles estão sendo cada vez mais substituídos por franquias modernas, deixando as pequenas empresas sem opção a não ser fechar.

Cada boteco parece estar congelado no tempo, com muitos apresentando sinais originais pintados à mão, toldos listrados e retro iluminação neon. Algumas das imagens da Pattem mostram até orgulhosos proprietários e garçons do lado de fora, muitos dos quais dedicam-se a servir sua comunidade pelo máximo de tempo possível.

Ela diz que a visão de uma britânica traz nova luz para o que era comum. “As pessoas já estão se aventurando e bebendo em seus bares locais mais uma vez, revivendo seu amor pelos bares locais sem frescuras e ajudando a salvar uma parte fundamental da herança da Espanha”, completou.

Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos

Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos
Série Madrid No Frills, de Leah Pattem, mostra botecos
Créditos: Leah Pattem/Madrid No Frills

int(1)

Fotógrafa documenta botecos de Madri antes que acabem